WalMart

terça-feira, 9 de julho de 2013

Tipos de Internet


Desde os tempos mais remotos usa-se a internet, criada em 1960, no período da Guerra Fria, usado para facilitar a comunicação entre os militares da época, de lá para cá já mudou muita coisa, evoluiu muito desde a internet discada a vários tipos de internet banda larga, vamos ver cada uma e suas funcionalidades e limitações.

Discada - Já tirou muita gente da cama para virar a noite na internet  kkkkkk, conhecida como conexão dial-up, se faz necessário linha de telefone com um modem interno, velocidade de 56 kbs dando aproximadamente até uns 15 kb/s em tempos bons podendo ser bem menos velocidade para download.

Algumas das desvantagens quando se tinha internet discada é que ocupava a linha do telefone, e a limitação para se usar em determinados horários, preferencialmente nos fins de semana ou depois das 22:00 hrs depois de algum tempo empresas como a Oi disponibilizou pacotes para acesso a internet discada ilimitada podendo usar a qualquer hora.

XDSL - Fornecida por meio da rede telefônica não ocupa a linha como a discada, com o modem que trafega numa frequência diferente da linha do telefone não interferindo em ambas as funções. Nesse tipo internet não ira precisa de modem interno porem é necessário ter placa de rede instalado no computador recebendo o sinal do modem ou switcher caso seja compartilhada.

Assim como a discada (Dial-Up) a XDSL precisa de um provedor de acesso para liberar o sinal e com  varias velocidades  disponíveis para o usuário. Para entender melhor no ADSL ( Asymmetric Digital Subscriber Line) a velocidade de navegação é de 256 kb/s até 8 Mb/s, no ADSL2 e ADSL2+  vai de 256kb/s até 24 mp/s e a VDSL de 52 Mp/s e o VDSL2 Até 100 Mp/s. Lembrando que essas incríveis velocidades chega a ser uma ilusão apenas uma pequena parte dos usuários tem essas velocidades especialmente em capitais no interior temos que nos contentar com velocidades lentas e serviços de má qualidade e falta de concorrência.

Cabo - tem se tornado bem mais popular e utiliza as mesmas estruturas de tvs por assinatura, muitas oferecem serviços de internet e pacotes de canais, para isso utilizam um aparelho chamado Splitter que transmite o sinal de forma que nenhum interfere no outro, e utilizando um cable modem para conectar a internet.
Uma das vantagens é que o usuário já entra direto sem necessidade de provedores para liberar a conexão e com velocidades constantes.

Via Satélite - Outra alternativa mais seu problema é que necessita de equipamentos específicos e não muito barato, precisa de antena externa para captar o sinal do satélite e enviar o sinal para o modem receptor que poderá ser adquirido no pacote contratado ou comprado a parte.

 
As vantagens da conexão via satélite para o usuário é o aceso em regiões que outras operadoras não tem disponibilidade de sinal.

Via Rádio - Pode ir de um lugar para outro que não tenha internet podendo ser próximo ou mais distante sendo necessário que tenha uma rede sem fios, os mais populares são o Wi-Fi e o Wi-Max.


As vantagens de uma rede sem fio (Wireless) é o compartilhamento  e a flexibilidade de locomoção, até em redes adsl, satélite etc. Pode-se configurar uma rede sem fio, ideal para uso em notbook ou computadores mais distantes da rede e celular, tablet e servindo para equipamentos como impressoras entre outros, para isso necessita de modem wireless, access point e antenas externas caso seja necessario para ter acesso a internet. 









 Via Telefone Móvel - É o tipo de serviço que tem se tornado bastante popular com as redes 3G e 4G oferece internet por meio  de pequenos modens utilizando um chip e são oferecidos pacotes diversos, mais sobre INTERNET 4G.










Até a Próxima.

←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário